Projeto feito em escolas e instituições de 12 cidades conta com ilustrações e narração das crianças para dar vida aos personagens
Instituições e escolas da rede pública do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso receberam em setembro uma sessão com 12 desenhos animados produzidos por alunos de 6 a 12 anos em oficinas do projeto Circuito Cultural no Centro-Oeste “De Criança para Criança”. Foi a primeira vez que eles assistiram a uma série com histórias que eles mesmos criaram sob orientação dos professores trazendo questões importantes sobre sustentabilidade e a importância do agronegócio em suas regiões.
Patrocinado pela Áster Máquinas, concessionário John Deere em MT e MS, foi a segunda etapa do projeto que começou em 2022 com oficinas de criação que incluíram atividades de desenho, narração e composição de histórias. Em Mato Grosso do Sul, o projeto passou por Maracaju, Sidrolândia, Campo Grande e São Gabriel do Oeste. Já em Mato Grosso, as exibições ocorreram em Cuiabá, Diamantino, Barra do Bugres, Tangará da Serra, Sapezal, Campo Novo do Parecis, Nova Maringá e Juara.
Na capital mato-grossense, ocorreu uma sessão interna para filhos de colaboradores e crianças do Instituto Desportivo e Cultural (IDC), entidade apoiada pela Áster Máquinas. Houve a apresentação dos filmes com os óculos de realidade virtual e, depois, as crianças conheceram a ÁsterLand.
A ÁsterLand é um ambiente virtual, conhecido como metaverso, onde as pessoas podem ingressar via óculos de realidade virtual ou pelo computador e interagir entre si. O objetivo da Áster é, no futuro, utilizar o metaverso como local para reuniões, treinamentos e negócios.
Em vídeos com duração média de dois minutos, eles falam sobre a importância dos rios para o plantio, sobre as quatro estações do ano, trazem informações sobre as belezas do cerrado, energias renováveis, economia circular, além de falar sobre a tecnologia e o futuro na fazenda.
“Esta experiência comprova o quanto nós podemos e devemos aprender com as crianças e com o seu olhar criativo para o cotidiano, típico desta idade. Sobretudo aqui no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estados que têm características regionais, culturais e econômicas fortemente ligadas ao agro”, revela Luiz Piccinin, presidente da Áster Máquinas.
Com realização da NTICS Projetos, uma empresa do Grupo Nest, a ação contribui para ações estipuladas pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas. “O projeto tem levado para a sala de aula uma metodologia que usa atividades lúdicas para estimular a produção de conhecimento, atendendo alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio de ações culturais e educacionais em escolas públicas” revela Igor Furniel, CEO do Grupo Nest.
Com produção audiovisual da Tocha Filmes, os professores tiveram um papel fundamental em todo o processo criativo, pois foram responsáveis pela aplicação das atividades de desenho, gravação dos áudios e envio dos trabalhos para posterior animação. Todas as etapas tiveram uma duração de sete meses. Agora, as exibições itinerantes passam pelas 12 cidades até o dia 18 de outubro, impactando 1440 alunos, sendo 120 por cidade.
Oferecer aos produtores rurais soluções para que obtenham melhor produtividade e sustentabilidade no seu negócio, conciliando os interesses de todas as partes envolvidas.