Especialistas do setor abordam temas como tecnologia, biodiversidade, inclusão, transparência e governança
De 28 a 30 de novembro, profissionais e especialistas debatem a importância da sustentabilidade na cadeia de valor do agronegócio, setor da economia que representa quase 25% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Com transmissão ao vivo para todo o Brasil, o evento ESG no Agro: Tendências e Aplicações Práticas, é realizado pela SB Sustainable Business Solutions e pela Áster Máquinas.
O termo “ESG”, que significa “Environmental, Social and Governance”, que trata das melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio, tem protagonizado discussões sobre o futuro, não tão distante, das organizações. “No Brasil, o Agro é a força motriz da nossa economia. Por isso, é extremamente relevante aproximar este mercado e a população de ações que buscam promover o desenvolvimento sustentável, sempre pensando em ações efetivas para o longo prazo e com indicadores claros”, explica Ana Carolina Xavier, Diretora de inovação e ESG da SB Sustainable Business Solutions.
Em sua terceira edição, o evento conta com três painéis nos quais os participantes apresentam cases, compartilham experiências que têm dado certo e refletem sobre as principais tendências sustentáveis do setor. A programação conta com representantes da Áster Máquinas, Danone, Grupo Morena, Syngenta e Marfrig Global Foods, dentre outros.
De acordo com Luiz Piccinin, presidente da Áster Máquinas, os painéis devem mostrar como estas empresas têm colocado o ESG em prática, sempre considerando métricas e objetivos que são tangíveis e alcançáveis de acordo com suas realidades. “Falar em ESG no Agro é pensar em estratégias que coloquem o negócio como um agente de grande impacto na sustentabilidade econômica, social e ambiental nas comunidades nas quais atua. Debater o tema contribui para inspirar outros líderes a enxergarem o potencial do ESG e, mais do que isso, ajuda a refletir sobre como pequenas ações podem gerar grandes resultados”, complementa Piccinin.
O evento é online e os participantes podem conhecer a programação e se inscrever gratuitamente pelo site www.sbsustainablebusiness.com/esgnoagro.
PROGRAMAÇÃO
Painel 1 | Agronegócio e Meio Ambiente
28/11, terça-feira, às 16h
Agronegócio, Tecnologia e Circularidade: Estratégias para a sustentabilidade na produção agrícola e em toda a cadeia produtiva.
Painel 2 | Agronegócio e Social
29/11, quarta-feira, às 16h
Experiências e estratégias para promover a diversidade e inclusão na cadeia produtiva.
Painel 3 | Agronegócio e Governança
30/11, quinta-feira, às 16h
Desenvolvendo a governança no Agronegócio por medidas práticas de transparência.
Oferecer aos produtores rurais soluções para que obtenham melhor produtividade e sustentabilidade no seu negócio, conciliando os interesses de todas as partes envolvidas.