Ação da Áster Máquinas ensina compostagem e reciclagem para crianças e adolescentes em oficinas em MT e MS
A preocupação com o meio ambiente e como podemos cuidar do planeta com ações do dia a dia levaram a Áster Máquinas a programar uma ação especial para junho. Nas 11 cidades onde há filiais da empresa em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram selecionadas entidades para receber oficinas que mostram como aplicar a sustentabilidade na prática.
“Criamos o projeto Guardiões do Futuro, que é uma ação de conscientização sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Começamos com palestras para nossos colaboradores, mas, como sempre frisamos, queremos impactar a vida das pessoas nas comunidades onde atuamos. Por isso, neste ano planejamos levar uma oficina prática para escolas e entidades”, explica Iara Nunes, diretora administrativa da Áster Máquinas.
O programa O Saber do Solo, idealizado pela empresa RHD, foi escolhido para levar a crianças, adolescentes e jovens oficinas de vaso compostor e mostrar a sustentabilidade na prática, incorporando nos hábitos do dia a dia.
Em Nova Maringa, a aluna Raynara Yasmin Martins Morais, da Escola Estadual Osmair Pinheiro da Silva, gostou muito do conhecimento que recebeu. “Eles explicaram que o lixo também pode fazer o bem, por exemplo, por meio da compostagem. Em vez de jogar fora, podemos fazer algo pelas plantas”, disse.
A compostagem é feita, basicamente, com uma parte seca (serragem, folhas secas, papel ou papelão picado), outra de resíduo orgânico (sobras de frutas, verduras e legumes e pequenas sobras de comida) e terra preta.
Na Associação Cre & Ser, de Sapezal, 32 crianças e adolescentes entre 7 e 12 anos participaram da atividade. São pessoas em situação de vulnerabilidade social que estão na entidade no contraturno escolar.
“Eles ficaram muito empolgados e estão monitorando diariamente a sementinha que plantaram. Acho esta ação excelente, porque as pessoas jogam tanta coisa fora e agora aprenderam como fazer adubo, por exemplo”, frisou Ordalina Almeira de Souza Silva, coordenadora da associação.
A oficina gerou mais que conhecimento sobre compostagem e conscientização ambiental. Em Campo Novo do Parecis, os 42 alunos do Projeto de Prevenção às Drogas Agente Mirim (AGEM) assistiram a palestras e alguns já estão até empreendendo.
“O tema é de grande importância para as crianças, adolescentes e também pais do grupo de apoio que participam do projeto. Além disso, abriu novos horizontes e já temos alunos montando pequenos projetos de reciclagem, cultivos de plantas e utilizando-os também nas aulas de empreendedorismo e educação financeira”, contou Evanildo de Arruda Rodrigues, presidente da associação.
“Este projeto busca contribuir com a formação do caráter das crianças quanto à valorização da vida como um grande oportunidade. Produzir e reproduzir para se ter sempre, evitar desperdícios, adquirir o espírito de economia sustentável e aprender a dar o destino correto aos resíduos sólidos”, comentou Bhéll Hugueney Franco Lobo, da RHD.
Em Mato Grosso, a ação ocorreu em Barra do Bugres, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Juara, Nova Maringá e Diamantino. A partir de segunda (12), ocorrerão oficinas em São Gabriel do Oeste, Campo Grande, Sidrolândia e Maracaju, em Mato Grosso do Sul.
A empresa. Fundada em Campo Novo do Parecis (MT), a Áster soma 26 anos de atuação e opera como concessionário John Deere. Sua atuação totaliza 11 unidades nos dois estados. Além da venda de maquinários, a empresa presta serviços técnicos a produtores rurais, comercializa peças e oferta soluções de agricultura de precisão.
Oferecer aos produtores rurais soluções para que obtenham melhor produtividade e sustentabilidade no seu negócio, conciliando os interesses de todas as partes envolvidas.